logo site.PNG
lone-tree-6147402_edited.jpg

CERTIFICAÇÃO SUSTENTÁVEL

Âmbito

A CTV é organismo certificador (nº 135), reconhecido pelo IOAS,  para a área da sustentabilidade e economia circular, em Portugal e Espanha, de acordo com os seguintes referenciais: ​

  • GOTS (Global Organic Textile Standard): certificação de toda a cadeia de valor e de produtos têxteis, intermédios e finais, com fibras de produção biológica e produzidos de forma ambientalmente e socialmente responsável, conforme definido na norma de referência deste esquema de certificação (para os âmbitos 1, 2 e 3).

  • OCS* (Organic Content Standard): certificação de toda a cadeia de valor   e de produtos têxteis, intermédios e finais, com fibras de produção biológica, conforme definido na norma de referência deste esquema de certificação (para âmbito secundário).

  • GRS (Global Recycled Standard): certificação de toda a cadeia de valor e de produtos têxteis, intermédios e finais, com conteúdo reciclado e produzidos de forma ambientalmente e socialmente responsável, conforme definido na norma de referência deste esquema de certificação (para âmbito primário).

  • RCS (Recycled Claim Standard): certificação de produtos têxteis, intermédios e finais, com conteúdo reciclado, conforme definido na norma de referência deste esquema de certificação (para os âmbitos primário e secundário).

  • RWS* (Responsible Wool Standard) certificação de toda a cadeia de valor e de produtos têxteis, intermédios e finais, com fibras de lã provenientes de animais de quintas certificadas, que se preocupam com seu o bem-estar, conforme definido na norma de referência deste esquema de certificação (para âmbito secundário).

  • RDS* (Responsible Down Standard) certificação de toda a cadeia de valor de produtos têxteis, intermédios e finais, com material de penas e penugem provenientes de animais de quintas certificadas, que se preocupam com o seu bem-estar, conforme definido na norma de referência deste esquema de certificação (para âmbito secundário).

          * Não aplicável ao primeiro processo (ex: descaroçamento de algodão, matadouros).

gots.webp
textile-exchange-logo.png
Processo de Certificação


O processo de certificação apresenta-se da seguinte forma:

Fluxograma certificação TE 03-08-2021.png

Sanções

A rescisão, redução, suspensão ou retirada de uma certificação pode ocorrer por solicitação do cliente ou por uma não conformidade específica ou por má conduta comprovada do cliente. Nesses casos, a CTV analisa a situação e age em conformidade. Essas ações podem incluir:
• Continuação da certificação sob certas condições, por exemplo, maior vigilância;
• Redução do âmbito de certificação para remoção de variantes de produtos não conformes;
• Suspensão da certificação, enquanto o cliente resolve o problema;
• Retirada da certificação.
Em caso de suspensão, o técnico de certificação informa o cliente que o certificado de âmbito deixou de estar válido e que não poderá continuar a usar os logos GOTS e Textile Exchange nos produtos, material publicitário, etc.. Informa também quais as ações necessárias para restaurar a certificação e o cronograma para fazê-lo. Se um certificado de âmbito for suspenso por 180 dias ou até seu vencimento, o que for menor, o certificado de âmbito será retirado.
Se a certificação for restabelecida após a suspensão, o CTV faz as modificações necessárias nos documentos formais de certificação, informações públicas, autorizações de uso de marcas, etc., a fim de garantir que existam todas as indicações adequadas de que o produto continua a ser certificado.
Se a decisão de reduzir o âmbito da certificação for tomada como condição de restabelecimento, o CTV faz as modificações necessárias nos documentos formais de certificação, informações públicas, autorizações para uso de marcas, etc., a fim de garantir que o âmbito reduzido da certificação seja claramente comunicado ao cliente e claramente especificado na documentação de certificação e nas informações públicas.
Após a retirada de uma certificação, é necessária uma nova /auditoria para que a certificação retorne ao status ativo.
A CTV não emite certificados de transação relativos a certificados de âmbito suspensos ou retirados, independentemente de quando o produto foi vendido, e toma medidas para não permitir que uma organização suspensa venda materiais reivindicados ou use logotipos ou rótulos dos esquemas de certificação.
A CTV informa os gestores dos esquemas de certificação (Global Standard gGmbH, para GOTS e Textile Exchange para OCS, GRS, RCS, RWS, RDS e CCS) sobre todas as alterações relacionadas com empresas certificadas, incluindo rescisão, redução, suspensão ou retirada da certificação. Também informa a todos os clientes diretos que tenham recebido certificados de transação de empresa certificada nos últimos 12 meses quando um certificado de âmbito é suspenso ou retirado.

Taxas e Pedido de Serviço

Os custos da certificação e respetivas taxas aos gestores da marca são disponibilizados após preenchimento do pedido de serviço.

Para formalizar, faça download do nosso pedido de serviço.

A estrutura de custos será disponibilizada a pedido.

Outra informação

Na Área de Downloads pode consultar o Manual da Qualidade.


Caso necessite de mais informações contacte-nos: 252 300 376 | geral@ctv-certificacao.pt

Precisa de mais informações?

Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contacto por telefone, email ou redes sociais.